O Instituto Português do Mar e da Atmosfera e Instituto Hidrográfico Português unem esforços para implementar o Centro Nacional de Dados Oceanográficos de Portugal.
O Centro Nacional de Dados Oceanográficos de Portugal (NODC-PT) é um nó do programa Internacional de Intercâmbio de Dados e Informações Oceanográficas (IODE), um esforço colaborativo para preservar e reutilizar dados oceânicos, que são muitas vezes insubstituíveis e únicos.
A partir de novembro de 2022, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA) e Instituto Hidrográfico Português (IH), apoiados pelo Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental, acordaram um esforço conjunto para implementar o NODC português.
O NODC-PT tem como missão providenciar um sistema de gestão de dados marinhos de âmbito nacional, através da compilação e facilitação do acesso a esses dados. Este sistema compreende a identificação de protocolos, normas e boas práticas para a recolha, controlo de qualidade, processamento, extração de informação, disseminação e preservação de dados produzidos por organizações nacionais.
O NODC-PT, enquanto rede nacional de acesso aos dados marinhos do mar Português e rede que interliga parceiros envolvidos na gestão dos dados marinhos, promoverá o princípio “recolha uma vez, use muitas vezes” e proporcionará à Comunidade Portuguesa um sistema eficaz de compilação e facilitação do acesso aos dados marinhos existentes, através uma estrutura comum de procedimentos de gestão oceanográfica nacional.
O NODC-PT contribuiu para o desafio “Create a Digital Representation of the Ocean” e dessa forma pretende ajudar a obter o oceano que todos desejamos, tendo sido reconhecido pela IOC/UNESCO como uma ação de suporte à United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable Development 2021-2030.
O NODC-PT saúda todos aqueles que desejam contribuir para a construção de um oceano mais sustentável e resiliente, abrindo as suas portas para uma colaboração frutífera e comprometida com a causa oceânica.