Sobre
A observação do Oceano é um dos pilares fundamentais no conhecimento do sistema terrestre, destacando-se o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA) como uma entidade de referência no acervo de dados do meio marinho. A observação regular, sistemática e continuada é fundamental para a monitorização dos parâmetros meteo-oceanográficos, e consiste na única forma de detetar padrões e tendências a várias escalas espácio-temporais.
Nesse sentido, surge a plataforma SOMOSATLÂNTICO, que corresponde a uma infraestrutura de investigação observacional do Oceano. Tem como objetivo a agregação e disponibilização de dados e informação do IPMA, e de outras entidades que trabalham na bacia Atlântica, garantindo a sua integridade, perpetuidade e interoperabilidade, de acordo com os Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) e seguindo as boas práticas mais relevantes da União Europeia, como a Diretiva Inspire.
A somosatlântico decorre da execução do Projeto “Observatório do Atlântico - Infraestrutura de Dados e Monitorização”, financiado pelos EEA Grants, e cujos objetivos visam potenciar a investigação e monitorização do Oceano, respondendo às necessidades e lacunas da ciência, tecnologia e sociedade. A plataforma constitui elemento fundamental na cadeia de valor da observação do Oceano, fomentando o princípio “medir uma vez, utilizar várias vezes”, funcionando como ponte entre os observatórios e os utilizadores finais, valorizando os dados e a sua integração a vários níveis da sociedade, desde a investigação e desenvolvimento, à educação e literacia, aos setores da economia azul e à administração pública.

O fluxo dos processos da SOMOSATLÂNTICO resume-se no diagrama seguinte. A interface com os utilizadores faz-se através do catálogo de metadados e dos visualizadores, onde a informação é disponibilizada, agregada por temas, incluindo observatórios in situ , dados de cruzeiros ou modelos de previsão e reanálse.
No atual panorama de crescente cooperação nacional e internacional, os dados obtidos a partir de várias fontes e fornecedores, segundo diretrizes e boas práticas globais, têm o potencial para alimentar múltiplos utilizadores, o que significa que cada cruzeiro, equipamento, sensor e medição, contribui para a cadeia de valor global da observação do Oceano. A plataforma SOMOSATLÂNTICO procura contribuir para este esforço, fornecendo acesso a dados marinhos de alta qualidade que abrangem a bacia do Atlântico.