Os metadados fornecem informação descritiva sobre um recurso. São "dados que fornecem informações sobre outros dados", mas não o conteúdo dos próprios dados. Os metadados são importantes para a harmonização dos dados e necessários para compreensão dos mesmos. Fornecem informação como o tipo de dados, o conteúdo, a fonte e método de aquisição, a qualidade, o formato, a estrutura e a acessibilidade.
DOI (Digital Object Identifier) é um Identificador de Objeto Digital e trata-se de um sistema utilizado para identificar de forma única e permanente documentos digitais, como artigos científicos, relatórios, e outros tipos de publicações, e conjuntos de dados. O DOI permite que os recursos sejam facilmente encontrados e citados de forma precisa em trabalhos académicos e científicos.
O IPMA celebrou um protocolo com a FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.) que, enquanto membro da Agência de Registo DataCite, e agência nacional de registo de identificadores DOI, delega no IPMA a atribuição de identificadores únicos aos seus conjuntos de dados e publicações.